quinta-feira, 24 de setembro de 2015

História do Biquini - acompanhe a evolução da moda praia no Brasil!

Não é a toa que o Brasil é o país mais procurado para passar férias na praia. Com suas belas praias e clima tropical todos os dias do ano, turistas do mundo todo chegam por aqui tendo a certeza que vão sair com a cor do verão. Por isso, a moda praia brasileira cresce com uma velocidade enorme, tendo os biquínis brasileiros como ícones de qualidade, estilo e criatividade.

Mas, você sabe como surgiu essa peça que faz tanto sucesso nas praias?
Considerado uma das invenções mais importantes do século 20, depois da bomba atômica, o biquíni foi inventado por um estilista francês chamado Louis Réard. 
Em 1946  foi criado o primeiro traje de banho do mundo e causou um escândalo, sendo até condenado pelas autoridades religiosas e proibido em muitos países.


O nome biquíni foi inspirado em uma ilha chamada Bikini, pertencente aos EUA. 
Na época que o biquíni foi inventado esta ilha estava sendo o local de teste nuclear americano, onde várias bombas eram explodidas. Então, Louis Réard deu o nome da ilha à sua invenção por também ser um fato tão explosivo quanto uma bomba.

 
Quem usou o biquíni pela primeira vez?

Micheline Bernardini foi a primeira mulher a desfilar com o traje, na borda de uma piscina pública de Paris, no dia 5 de julho de 1946. Ela era bailarina e pousava para revistas, pois Réard não conseguiu que nenhuma modelo aceitasse usar um traje de banho tão pequeno, visto que na época mostrar o umbigo era inaceitável.
Mas essa resistência não durou muito.



Em 1956, o cinema americano aderiu à novidade no filme “E Deus criou a mulher”. 
A atriz Brigitte Bardot demonstrou todo o potencial e poder do biquíni exibindo um modelo xadrez de babadinhos que fez o maior sucesso. Desde então, o biquíni teve um verdadeiro “boom”.


História do biquini no Brasil

No Brasil, o biquíni começou a ser usado no final dos anos 50.
Primeiro, pelas bailarinas e depois pelas mulheres mais ousadas a aderir ao traje. Uma das aparições mais famosas nas areias daqui foi da atriz Leila Diniz, que ostentou sua gravidez de oito meses na praia de Ipanema usando um biquíni. A imagem se tornou símbolo da liberação feminina nos anos 70.



Helô Pinheiro, a eterna “garota de Ipanema”, também fez história na moda praia desfilando no calçadão com seus biquínis nos anos 60.



A partir de então, de década em década o biquini foi se popularizando e evoluindo cada vez mais. 
Nos anos 70  ganhou um shape menor e mais descolado.


Nos anos 80 o traje se modernizou em cores vibrantes e modelagem que destacava as acentuadas curvas da mulher brasileira com a famosa "asa delta".



Nos anos 90 um boom de modernidade e ousadia!



Em 1996 surge no mercado brasileiro a marca de moda praia e fitness  Sporting Way  - que hoje todos conhecem como Acqua Rosa.



Anos 2000 


Em 2006, notando as mulheres da atualidade percebeu-se a necessidade de criar uma nova linha que atendesse as mulheres acima das medidas, com o mesmo conceito da linha básica.
Surge então a Acqua Rosa Plus Size.














Hoje a Acqua Rosa é líder de mercado no segmento moda praia plus size brasileira.

Confira a nova coleção Acqua Rosa Plus Size Verão 2015/2016 inspirada no Universo Gypsy: